RSS

Resumo de Buenos Aires

Algumas das melhores lembranças urbanas na nossa viagem estão em Buenos Aires!!!
Realmente trata-se de uma cidade fora de série!
Dependendo do hostel então... Vish!!!!! Não é a toa que é em Buenos Aires onde ficam os considerados melhores hostels da America do Sul.

Após o choque de preços altos que tivemos no Uruguai, Buenos Aires nos foi um paraíso!
Pode não ser barato, principalmente ao trocar o dinheiro pelo câmbio oficial (atualmente em 3 - 3,10), mas usando o câmbio paralelo da Rua Florida (encontramos de 3,50 a 3,90 enquanto estávamos lá, mas há épocas que encontra-se até por 5,00, dependendo da valorização ou desvalorização do real) Buenos Aires acaba saindo bastante em conta aos brasileiros, surpreendendo principalmente pela parte de alimentação que em restaurantes bons saem no mínimo 50% mais barato que em São Paulo, por exemplo.

Atualmente não é uma cidade indicada a compras, devido a alta inflação que a Argentina vem enfrentando, mas certas coisas podem sair mais baratas que no Brasil.
A cidade para os argentinas é bem cara. Para os brasileiros, em 2011 e 2012 quando o real estava em sua melhor fase, eramos ricos por aqui. Hoje em dia está ok.

Conseguimos viver relativamente bem esses 8 dias aqui gastando menos de 100 reais por dia (apertando aqui e ali, mas mesmo assim bem mais tranquilo que no Uruguai).
Houve dias que gastamos 75 reais os dois considerando hospedagem, alimentação e passeios pela cidade.

Ficamos em um hostel (06 Central Hostel) bastante legal e cheio de brasileiros, o que facilitou a comunicação.

A arrogância dos portenhos é imensa, o que gera uma certa raiva da cidade, mas isso é compensado pela arquitetura europeia das principais ruas e os jardins bem cuidados.

Buenos Aires conta com um bom sistema de ônibus coletivos, sendo grande parte deles 24h e custando 3,50 para quem obter o SUBE e 6 pesos para quem for pagar em moedas (não aceitam notas).

Entretanto, o metrô é bastante velho e desconfortável. Custa 5 pesos e as estações são absurdamente perto uma das outras. O horário de funcionamento é das 5h às 22:30.

Bs As é uma cidade bastante cultural e as pessoas realmente, ao meu ver, se interessam bem mais por cultura e arte do que no Brasil, sendo também bem mais acessível.

É uma cidade grande, uma capital, portanto, sim, há pessoas na rua pedindo dinheiro, há criminalidade, há áreas pobres etc etc etc. Mas nada fora do comum e nem se compara com a insegurança que vivemos nas metrópoles brasileiras.

O que nos surpreendeu bastante foi o fato de ser uma cidade 24h (ou quase isso).
Muitas coisas abertas durante a madrugada. Desde restaurantes a lojinhas.
Isso não é muito típico no Brasil, nem mesmo em São Paulo, mas por lá há um incentivo grande por parte da prefeitura para tentar fazer com que haja vida durante a madrugada.

Isso tem em todo lugar e funciona todos os dias 24h por dia)
As baladas são excelentes!!!
Se bem pesquisado, você pode ter uma das melhores noites da sua vida em alguma boate!
No nosso hostel ofereciam entradas gratuitas em vários lugares bem bacanas pela cidade.

O câmbio da rua Florida apesar de 'ilegal' é onde grande parte dos turistas fazem câmbio.

Assistimos a um show de tango: praticamente obrigatório! Fomos a um dos mais baratos (150 reais por pessoa) e saimos de lá satisfeitos tanto com o jantar quanto com o show.

Casa Rosada (visita interna aos fins de semana), Obelisco/Avenida 9 de Julio, Feira de San Telmo Caminito e Porto Madero são realmente obrigatórios em sua visita de tão legais que são!!!!!! Cada um com uma peculiaridade.

Uma iniciativa muito bacana da cidade é o EcoBici. Um sistema de bicicletas que basta você fazer um cadastro pela internet e depois retirar o cartão em um ponto físico você pode utilizar gratuitamente qualquer bicicleta da prefeitura, disponíveis em vários locais.
Usamos e abusamos das bicicletas e das ciclovias boas e conservadas que cortam a cidade inteira. Voltamos de balada de bicicleta, fomos a museus de bicicleta, fizemos muuuuitas coisas de bicicleta com custo zero. E o melhor é que os motoristas respeitam o ciclista!!!
Se informe no site http://www.buenosaires.gob.ar/ecobici e não deixe de usar o serviço! Funciona muito bem e há pontos de retirada e entrega de bicicletas pela cidade inteira!!!!

Encontramos restaurantes self-service baratos na Rua Uruguay. Interessante é que após às 15:30 diminuem o preço do kg pela metade.
Vale muito a pena!
Houve dias que comemos um pratão por 11 reais.

Chegamos pelo porto (viemos de Colonia pela Colonia Express). Há quem faça o passeio para Colonia em um único dia. Aconselharia, entretanto, a passar no mínimo uma noite por lá de tão legal que é.
Porto Madero
Essa foi nossa visão de Buenos Aires: uma mistura agradável de São Paulo (caótica, grande, muita gente e prédios altos) com Paris (arquitetura antiga preservada, arborizada e pessoas educadas).
Helder andando de bicicleta pela cidade com uma das bicis disponibilizadas gratuitamente pela prefeitura