RSS

Planejamento, gastos e dicas!!!!

Segue aqui como toda essa história de ir mochilar começou.
Gastos com os preparativos e alguns outros detalhes também :)

Quem mochilou: Helder e Kalleo
Quem vos escreve: Helder
Onde fomos: Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru.


Estes somos nós dois
Como tudo começou: mais ou menos em novembro do ano passado (2014) começamos a cogitar a ideia de dar um tempo fora do Brasil. Eu terminando a faculdade e Kalleo tentando decidir o que estudar. Durante toda minha graduação em Marketing, ouvi de um professor "se ao acabar a faculdade você se sentir meio perdido na área, ainda sem trabalhar na profissão ou não muito certo do que fazer da vida, faça como eu, vá mochilar".
Ele mochilou 3 meses pela Europa e coloquei na cabeça que queria fazer o mesmo, afinal, eu não estava na área de Marketing - dava aulas de inglês - e, sendo assim, me vi naquela situação que o professor citou.

Pesquisamos tudo sobre mochilar na Europa e após ver que sairia muito caro (desde passagens à custo de vida), desistimos.
Fomo para o Plano B: morar três meses no Equador. Estávamos empolgados com a ideia. Tinhamos o dinheiro das passagens pela Avianca (única que faz SP - Quito) e fomos ao aeroporto comprar. Até que uma surpresa: eles não aceitam dinheiro!!!!!!!! Só cartão de credito kkkkkkkkkk Só rindo né. Não temos cartão!!!
Isso e alguns outros detalhes nos fizeram ver que o Universo não queria que fossemos para o Equador.

Plano C: morar 3 meses na Colombia. Pesquisamos muito em vários blogs e também desistimos ao ver o custo de vida alto e a dificuldade em achar passagens promocionais.

Plano D: mochilar por 3 meses pela America do Sul.
Encontrei com o Kalleo numa 3ª feira (02/12/14), falei a ideia, falei a rota, falei os nossos gastos medios e quanto teriamos que juntar - tudo bem por cima, mas com bastante empolgação. Ele pensou por dois dias, até que dia 04/12 fomos ao aeroporto comprar as passagens: 
São Paulo - Montevideo (06/05/15)
Lima - São Paulo (04/07/15)
Totalizando 91 dias!
1200 reais para cada um!
Feito!!! Agora era só juntar dinheiro, fazer a rota, pesquisar muuito e ir!!

Até que... dia 12/12 (8 dias depois de comprar as passagens), eu passei MUITO MUITO mal!
Fui ao hospital.
Fiquei internado por 1 semana.
Diagnostico: Doença de Crohn!
Isso me desanimou bastante. Várias vezes no leito do hospital pensei em desistir de tudo (única pessoa que eu podia conversar sobre essas coisas era o proprio Kalleo pois estávamos organizando tudo sem NINGUÉM saber).
Mas, em contrapartida, após sair do hospital, tive uma vontade imensa de vencer essa doença.

Ainda faltavam 5 meses para a viagem, tempo suficiente para eu tentar me recuperar e ir seguindo o tratamento certinho.
Nesse tempo fomos juntando dinheiro.
Algo como 600 reais por mês cada um.
Como o contrato do Kalleo havia acabado em dezembro, ele estava procurando emprego em janeiro. Conseguiu em fevereiro e fazia uns bicos de fim de semana.

Em abril contamos para nossas mães.
Extremamente surpresas e apreensivas (muito quanto à minha saúde e se teriamos dinheiro para todo esse tempo), minha mãe aceitou um pouco mais rápido que a do Kalleo. Talvez por eu já ter uma irmã morando fora e tal.
Mas, de qualquer forma, era a primeira vez que os dois sairiam de casa por tanto tempo.
Três semanas antes contei para minha médica e ela me deu super apoio! Disse que seria bom inclusive para a minha doença, já que está muito ligada ao estresse do dia-a-dia de SP.

Comprei todos meus remédios para os 3 meses.
Foi algo em torno de 800 reais apenas em remédios (com ajuda dos meus pais).

Impressionante como o Universo conspira ao nosso favor quando estamos focados: faltando dois meses para a viagem, vi que naquele ritmo eu não conseguiria juntar o dinheiro. Eis que, do nada, me surgiu 1 aluno particular de inglês e a escola onde dou aulas me pediu para fazer hora-extra. Cara... Não acreditei!! Hahahaha.
Foi aí que consegui completar a quantia necessária para os 3 meses.

Faltando 2 semanas, já tínhamos tudo comprado:
(Primeiro as coisas que lembro-me os preços e depois o que não me lembro mais):

Mochilas de ataque: compramos duas, sem distinção de quem ficaria com cada. Pagamos 200 em uma e 100 na outra (pechinchamos bastante até chegar nesse valor. Saiu tudo por 300, mas ficaria 360);
Segunda pele: 19,90 a camiseta e 25,90 a calça (Centauro);
Lanterna recarregável: 20 reais (Lojas Mel);
2 cadeados: 27 reais (Lojas Mel);
2 doleiras: 30 reais cada (Decathlon);
2 pares de luva de neve: 30 reais cada (Decathlon);
Casaco de Fleece: 30 reais (Centauro);
2 casacos em brechó: 25 e 40 reais cada (brechós na região da Santa Cecília - SP);

Pasta catálogo;
Bag-air (para colocarmos os casacos que mais ocupam espaço na mochila);
Porta escova de dente;
Porta sabonete;
Remédios gerais;
Hidratantes;
Manteiga de cacau;

O que levamos que já tínhamos:
Perfume, sabonete, shampoo, repelente, toalha, mantinha (para viagens em onibus frios), blusa de lã, pijamas, calça jeans, jaquetas e blusas quentes, bolsa térmica, calça de moletom e calça de corrida.

Os dois juntos gastamos cerca de 800 reais nos preparativos (coisas acima e mais outras coisinhas).



A rota inicial era:
Montevideo - Punta - Colonia - Bs As - Rosario - Santa Fé - Cordoba - San Luis - Mendoza - Santiago - La Serena - Copiapó - Antofagasta - Calama - San Pedro de Atacama - Iquique - Arica - Tacna - Arequipa - Nazca - Pisco - Lima.

A rota acabou sendo: 
Montevideo - Colonia - Bs As - Rosario - Cordoba - Mendoza - Santiago - La Serena/Coquimbo - Antofagasta - San Pedro de Atacama - Calama - Uyuni - Oruro - La Paz - Arequipa - Lima.

Infelizmente não conseguimos completar os 91 dias de viagem pois o Kalleo foi chamado para um concurso que ele prestou e a semana do dia 15/07 seria a última para ele fazer a perícia médica para ingressar ao cargo. Caso não comparecesse, perderia a vaga.
Pensou em desistir, mas em tempos de crise quem é concursado é rei.
Helder prosseguiria a viagem sozinho, mas, depois de muita insistência do Kalleo, Helder cedeu para que os dois voltassem juntos naquela data.

Pois então voltamos dias 14/07 após 70 dias de Mochilão!

A experiência foi única e inesquecível para ambos de nós.
Passamos por lugares incríveis e conhecemos pessoas maravilhosas.
Queremos muito em breve continuar essa aventura!

Antes de irmos, fiz uma planilha para anotarmos ao final de cada dia o quanto gastamos de dinheiro.
Levamos um total de 9500 reais em dinheiro (notas de 100 e 50, sendo 4700 meu e 4800 do Kalleo).
Misturamos os dois dinheiros e colocamos nas doleiras, de forma que não se ouvisse a frase "esse dinheiro é meu".
Cada dia tínhamos, portanto 100 reais para gastar e 500 reais a mais para eventualidades (acabaram acontecendo, como o tênis que tivemos que comprar para o Kalleo no Chile, o celular dele que quebrou a tela etc. Leiam tudo nos posts a seguir).
Em dias que passávamos dos 100 reais estipulados, tinhamos que compensar nos próximos.
Passagens de ônibus normalmente diluíamos o valor em vários dias (de 3 a 6).

Assim, completamos 70 dias e voltamos ao Brasil com 2000 reais (1000 reais cada).

Segue planilhas:





Em 5 cidades ficamos em Couchsurfing: Montevideo, Rosario, Cordoba, La Serena e Antofagasta.
Isso nos ajudou demaaaaaaaaaaaaaais, pois assim sobrava mais para a nossa alimentação, principalmente para mim que não posso comer muitas 'besteiras' por conta da minha doença e não seria nada legal vê-la atacar em plena viagem.

Um conselho: não economize na hora de comprar as mochilas!!! A mochila que pagamos mais caro está inteira, a que pagamos 100 pila foi jogada no lixo assim que chegamos. Estava ACABADA!

Note principalmente o estado da mochila vermelha rs
Lembrando que fomos sem seguro viagemsem cartão de credito e que na 2ª semana de viagem o Kalleo cancelou seu cartão de debito devido à taxas cobradas.
Ficamos, portanto, sem nenhuma segurança, apenas com aquele dinheiro no bolso. Sim, tínhamos apenas dinheiro vivo, tudo na doleira/barrigueira!
Se alguém nos roubasse... Mas felizmente nada aconteceu e estamos aqui agora prontos para contar para vocês os detalhes dessa aventura.

Ao fim dos dias perdemos apenas um par de luvas! Checávamos 100x antes de ir embora dos hostels.
A nossa página no Facebook (Portal Metropop) nos ajudou bastante, claro, afinal conseguimos algumas coisas gratuitamente devido a ela, como comentamos no blog, mas... 3500 reais para cada deu para viver tranquilo nesses 70 dias viajando!



Fizemos esse blog com a intenção de nos lembrarmos do dia a dia dessa experiência única que vivemos, mas também para ajudar outros viajantes por esses lugares que passamos pois muitos blogs nos ajudaram também!

Fizemos alguns posts em forma de resumão também com o intuito de ajudar!

Dúvidas, perguntem!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Unknown disse...

Foi o post mais inspirador sobre mochilões que eu já li. Primeiro pq me identifiquei de primeira, tô próxima de terminar minha graduação e, no desespero de querer conseguir logo um bom emprego e um mínimo de estabilidade, o tempo vai indo embora. Já quis viajar e acabei correndo pra começar a vida profissional/financeira: me arrependo muito! não quero fazer isso de novo! legal ver que, não só pode dar certo, como pode dar MUITO certo, como deu com vcs! queria saber se vcs trabalharam durante a viagem (pode ser que vc já tenha comentado, é o primeiro post que eu leio, cheguei nele através de um link no grupo "mochileiros") e o que vc pretende fazer a curto prazo (tipo, nesse e no próximo mês). Minha vontade é fazer o mochilão, mas sempre vou desanimando quando vejo que provavelmente irei sozinha... queria perder esse receio/essa insegurança. enfim, acabei escrevendo demais, só queria agradecer à postagem, dizer que achei super cheia de (bom) conteúdo e que acompanharei o blog (por favor, continue escrevendo!) ;)

Helder Andrade disse...

Oi, Tayná! Td bem??
Ah, fico muito feliz em ver que o nosso mochilao serve como inspiração para outras pessoas. Essa foi a intensão de fazer o blog hehe
Esse post eu fiz assim que voltamos da viagem. Aqui contei sobre os preparativos, planejamento, gastos antes da viagem e durante a viagem e a rota que fizemos ao final de tudo.
Porem, ao decorrer do blog contei sobre cada dia (ao final de cada dia eu vinha no blog e escrevia a respeito de td que ocorreu naquele dia). Fica interessante para vc ver esses posts diarios e tambem os posts em formato de resumao que fiz de alguns lugares de grande interesse como Santiago e Buenos Aires. ]
Se vc estiver com vontade de ir mochilar e nao tiver companhia, use isso ao seu favor: tem muita gente viajando o mundo sozinho e fazendo amizade com todo o tipo de gente. Se joga no mundo sem medo!!

Anônimo disse...

Ah como esse cara me dá orgulho!! Fico muito feliz de poder ver seus sonhos se realizando. Com muita garra, dedicação e organização, vc teve uma das experiências mais inesquecíveis da sua vida! Parabéns pela sua conquista! Continuarei aqui babando!!

Blog Bianca Bracho disse...

Parabéns meninos!
Sonho em fazer um assim, moro em Buenos Aires, mas por enquanto ainda nao pude conhecer todo o país.
Sucesso pra voces e achei um maximo a organização de voces quanto aos valores.

Postar um comentário