RSS

Resumo de San Pedro do Atacama

Passamos por San Pedro de Atacama na semana do dia 20/06.

Ficamos 6 dias no vilarejo e foram os 6 dias mais intensos de nossa viagem.

Toda a estadia em SPA é baseada em passeios, portanto para planejar uma viagem à região, aconselhamos levar bastante dinheiro: nenhum passeio custa menos de 20 mil pesos (aprox 100 reais), nem mesmo o tour de ver as estrelas de duração de 2 horas.

Mesmo sabendo disso e sem muita grana para gastar, nos arriscamos e fomos.
Os gastos exorbitantes já começam na hospedagem! Mesmo em hostel, não há como gastar menos de 60 reais por pessoa (na vdd o Chile inteiro é assim, mas em SPA é ainda pior).

Por toda a questão da água (estamos no meio do deserto mais árido do mundo), não pode-se lavar roupa nos hoteis e os custos com lavanderia são altíssimos, então apenas pense em lavar roupa mais para frente na viagem.

Alimentação também sofre bastante com preços altos, sendo possível comer em restaurantes por a partir de 3500 pesos. Ingredientes fundamentais de vida em hostel como macarrão e molho de tomate também têm preço elevado.

Durante dois dias alugamos bicicletas, sendo 6hrs cada dia (há a opção de se alugar 12 hrs mas é realmente muito puxado pedalar pelo deserto por todo esse tempo).


Fomos ao Valle de la Luna e ao Valle de la Muerte na bike!
Pagamos 3500 pesos cada um cada dia (aprox 20 reais).
E valeu muuuuuuito a pena!
Conhecer esses dois lugares de bicicleta é inesquecível e imprescindível a quem vai ao Atacama.
Aconselho que apenas pague o tour a esses dois vales quem tenha mais de 50 anos, pois quem for mais jovem TEM QUE IR DE BIKE!!!
É único!!

Eu (Helder) não tinha a mínima prática e experiência com bicicleta. Meu porte físico é de magricela e mesmo assim ainda consegui, então qualquer um consegue!!!! E é incrível. Ambos os passeios têm entrada a cerca de 5 km da cidade e depois pedala-se bastante lá dentro, sendo Valle de la Luna pago (antes do meio-dia é mais barato e há desconto a estudantes o dia todo) e o Valle de la Muerte é gratuito.

Tudo muito bem sinalizado na rodovia

Todas as empresas de aluguel de bike oferecem mapas e equipamentos aos turistas, então quanto à isso fiquem tranquilos.

Gostariamos muito de ter ido aos Geyzers e às Lagunas Altiplânicas, mas o dinheiro não nos permitiu: era ou ir e voltar mais cedo para casa ou ir numa outra oportunidade e continuar a viagem.

Acabamos somente fazendo estes dois tours de bike e indo ao Cerro Toco (Vulcão adormecido): sim, fomos a um vulcão. Essa experiência foi a mais LOUCA DAS NOSSAS VIDAS!!!!!

Fomos com a Volcan Tour. Fomos com dois alemães e com o guia Cristian simpatissíssimo!!!! 
Agora imaginem: uma trilha a 5300m de altitude, ar rarefeito, neve e pedras dificultando a subida, trilha inclinada e frio de 5 graus C.

Olha... Sensacional! Passamos mal e não concluimos a subida (topo a 5600m de altitude), mas foi o melhor tour que fizemos em toda a viagem!
Coisa boa!
Indicamos a todos!
Principalmente pela agência que foi maravilhosa com a gente!



Quanto ao câmbio de dinheiro, já haviamos feito toda a troca em Santiago 15 dias antes, então não tivemos problemas, mas o cambio em San Pedro é bastante fácil pois há varias casas de cambio que aceitam várias moedas, inclusive o real, mas... Com um cotação extremamente cara!!
Portanto, quem chega ao Chile por Santiago, sem dúvidas o melhor é trocar lá primeiro e depois ir a San Pedro.

Comida em San Pedro é caro!
Nenhum restaurante cobra menos de 3000 (aprox 20 reais) no prato mais simples.
E mercado... Pouquíssima variedade e tudo absurdamente caro. Pacote de Macarrão chega a ser mais de 2x mais caro que em Santiago.

A cidadezinha (vilarejo de 5 mil habitantes) parece uma gringolândia: ouve-se todas as línguas e vê-se todo tipo de gente andando pelas ruas.

Calle Caracoles, a principal da cidade
Há no mínimo 5 agências de tours em cada quarteirão
Ficamos em dois hostels: Chiloé e Corvatsch, sendo o segundo propriedade de uma brasileira!
Indicamos os dois. 
O Corvatsch não tem café da manha mas conta com uma cozinha a disposição e o Chiloe o contrário rs.

Saindo de San Pedro queriamos ir ao Salar de Uyuni: não há ônibus de lá à cidade de Uyuni. O que há são aqueles tours de 3 dias que terminam em Uyuni, os quais custam 400 reais por pessoa.
Devem ser muito legais, mas não estava para o nosso bico! Hahaha.
Também existem agências que fazem direto o tour ao Uyuni, cobrando uma média de 30 mil pesos chilenios (150 reais), mas para essa rota deve-se pagar ainda uma taxa de 140 bolivianos para o governo da Bolívia pois para passar na estrada San Pedro - Uyuni faz-se uso de uma estrada que passa no Parque Federal deles lá e tal.
Totalmente inviável para nós.

Então, para ir ao Uyuni, fomos para Calama (1 hora de San Pedro) e pegamos um ônibus lá por 8000 pesos (aprox 45 reais). O único sacrifício foi que tivemos que pegar o ônibus para Calama às 18 hrs para chegar lá às 19 hrs para dar tempo de comprar a passagem à Uyuni. E o ônibus a Uyuni só saia às 6 da manhã! Rsrs... Para não pagarmos uma hospedagem inteira para usarmos apenas algumas horas, fizemos um acordo com uma dona de um hostel para deixarmos nossas coisas lá e fomos para uma balada para ficar lá até a hora de pegar o ônibus: Casa Murano! Excelente!!! Fica a dica para o pessoal!


Em San Pedro não há baladas, apenas bares.
Baladas como essa que fomos apenas em Calama mesmo!
Muitas pessoas passam alguns dias em Calama, mas muitos nos disseram que a cidade só serve mesmo para desembarcar e ir para SPA.

Obs: este post é apenas um resumão. Para mais detalhes do nosso dia-a-dia em San Pedro e da nossa ida à Uyuni, dê uma olhada nos posts mais abaixo. E qualquer coisa pergunte para nós!

Importante:
Assim como comentado nos posts dos dias no Atacama, fechamos parceria com os dois hostels os quais nos hospedamos em SPA: Corvatsch e Chiloé.
Ofereceram-nos hospedagem em troca de publicidade em nossa página no Facebook e, portanto, se você for em algum destes hostels e comentar que os conheceu pelo Portal Metropop, possivelmente oferecerão a você alguma facilidade no pagamento ou algo do tipo. Não temos como garantir pois combinamos isto com os respectivos donos no mês de junho, mas não custa tentar, né!?
O mesmo vale para a agência de turismo Vulcano Expediciones.
Fica essa nossa dica para vocês!

Cite-nos e tente com eles alguma barganha!!
Nossa página: www.facebook.com/portalmetropop


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário